quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Joel é apresentado e afirma que vai atrás do título: 'Faltava o principal convidado'

Treinador afirma estar emocionado com a oportunidade de comandar o Bota novamente. Ele garante que a famosa prancheta está com o lugar garantido







Nesta terça-feira, Joel Santana trocou a prancheta por algumas folhas de papel. Distribuídas aos jornalistas, elas continham os títulos conquistados por ele. Mas nem precisava. O mais importante para o treinador, que iniciou nesta terça-feira a sua terceira passagem pelo Botafogo (após 1997, quando foi campeão estadual, e 2000), é revalidar a fama de papão de títulos do Campeonato Carioca. Num momento em que a autoestima do grupo está em baixa, depois da derrota por 6 a 0 para o Vasco, no último domingo, Joel chegou a General Severiano com frases de impacto e querendo mostrar que tem um lugar de tanto destaque quanto Adriano, Vagner Love, Fred e Dodô no futebol do Rio de Janeiro.

- Agora a festa vai começar. Faltava o principal convidado. Tem que respeitar, né? Cheguei para consolidar ainda mais a posição diante dos títulos que ganhei. Quando fico fora do Rio, sinto falta dos clássicos, do Maracanã, da torcida e das pessoas que me cercam - afirmou.

Após dois anos comandando a seleção da África do Sul, Joel Santana vai em busca de seu sétimo título do Campeonato Carioca - foi campeão com todos os quatro grandes clubes - e mostrou-se motivado em igualar a marca do treinador Flávio Costa, dono de oito taças. O treinador disse ainda que não estará à beira do campo na partida contra o Tigres, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), em São Januário, porque precisa de mais tempo para observar o grupo. A função será do auxiliar Jair Ventura, filho do ídolo alvinegro Jairzinho, que jogou no Glorioso nas décadas de 60 e 70.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista coletiva de Joel Santana nesta terça-feira, em General Severiano.

Retorno ao futebol brasileiro

Me emociono em todas as minhas apresentações, e nesta não poderia ser diferente. Porque não é fácil ser treinador no Brasil mantendo uma maneira de agir e trabalhar num clube desse porte. Sei que o momento é difícil, mas juntos vamos tentar solucionar o problema. As coisas acontecem rapidamente na vida e no futebol. Pensei em aproveitar mais as férias, mas fiquei com saudade dos senhores (imprensa) me criticando e elogiando. Agradeço à direção e à torcida do Botafogo por mais uma oportunidade de estar num grande clube.

Passagem pela África do Sul

Hoje tenho um pouco mais de experiência e um conhecimento geral do futebol de todo o mundo. Disputei jogos internacionais, que serviram como crescimento e aprendizado.

A velha prancheta

Sei que todos gostam. Essa abençoada prancheta me deu todos esses títulos. Ela anda sempre ao meu lado, como um livro no qual leio tudo o que fiz. Como deixar para essa amiga que tanto me ajudou e que deu o pão de cada dia aos meus filhos?


Volta e novo desafio no Botafogo


Se Deus quiser, vamos colocar as coisas nos seus devidos lugares. Não sou de fazer discurso. Meu negocio é dentro do campo. Ali entendo um pouquinho. É um clube de história, glorioso, e precisamos fazer alguma coisa. Mas não faço nada sozinho. Para isso, conto com diretoria e torcida. Somente juntos vamos sair dessa situação e buscar horizontes mais tranquilos. Só posso trabalhar em clube bom, treinar time bom e com um grupo que quer ser campeão. Gosto de conviver com vitórias, títulos e estádios cheios. Se estou voltando é porque acredito. Não gosto de conviver com derrota. Sou um apostador e estou apostando no Botafogo.

Atual momento do Botafogo

Quando estive pela primeira vez em Vasco, Fluminense e Botafogo, cheguei num período de dificuldade. Temos um grupo que não está aqui à toa. Os jogadores têm qualidade e agora precisam de resultados. No futebol não tem muita conversa, o resultado de amanhã é urgente. Não sou criança, venho de dois anos fora do país e me mantenho tranquilo diante da necessidade de tomar decisões difíceis. Tenho minha maneira de ser e acho que vai dar certo.

Elenco alvinegro e partida contra o Tigres

Temos que ganhar o jogo de amanhã (quarta-feira). O que passou, passou, e agora é olhar para a frente. Não conheço nem o nome dos jogadores, apenas de dois ou três adversários antigos. Não teria a visão tática necessária para corrigir o que não estiver bem. Vou passar o maior tempo possível conversando com jogadores e deixar o Jair à vontade na beira do campo, até para não confundir o rapaz. Ele é competente e merece uma oportunidade. Se for necessário, em alguns momentos, se perguntar, vou dar minha opinião, mas deixarei que ele tome as decisões.

Possíveis reforços

Ainda vou conversar com os profissionais que estão aqui e analisar os resultados. Não farei nada de forma precipitada, e não se pode achar que tudo que está aqui não é bom. Vamos analisar jogador por jogador, posição por posição. Primeiro, é importante ter noção do grupo para depois tomar a melhor decisão.

Espanhol afiado para falar com a dupla Herrera e Loco Abreu?

- Vira essa página... Nós vamos nos entender lá dentro.

A estreia de Joel será neste sábado, contra o América, às 17h (de Brasília), no Engenhão, pela quinta rodada da Taça Guanabara


Fonte: Globoesporte.com

0 comentários:

Postar um comentário