Mostrando postagens com marcador Botafogo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Botafogo. Mostrar todas as postagens

Joel é apresentado e afirma que vai atrás do título: 'Faltava o principal convidado'

Treinador afirma estar emocionado com a oportunidade de comandar o Bota novamente. Ele garante que a famosa prancheta está com o lugar garantido







Nesta terça-feira, Joel Santana trocou a prancheta por algumas folhas de papel. Distribuídas aos jornalistas, elas continham os títulos conquistados por ele. Mas nem precisava. O mais importante para o treinador, que iniciou nesta terça-feira a sua terceira passagem pelo Botafogo (após 1997, quando foi campeão estadual, e 2000), é revalidar a fama de papão de títulos do Campeonato Carioca. Num momento em que a autoestima do grupo está em baixa, depois da derrota por 6 a 0 para o Vasco, no último domingo, Joel chegou a General Severiano com frases de impacto e querendo mostrar que tem um lugar de tanto destaque quanto Adriano, Vagner Love, Fred e Dodô no futebol do Rio de Janeiro.

- Agora a festa vai começar. Faltava o principal convidado. Tem que respeitar, né? Cheguei para consolidar ainda mais a posição diante dos títulos que ganhei. Quando fico fora do Rio, sinto falta dos clássicos, do Maracanã, da torcida e das pessoas que me cercam - afirmou.

Após dois anos comandando a seleção da África do Sul, Joel Santana vai em busca de seu sétimo título do Campeonato Carioca - foi campeão com todos os quatro grandes clubes - e mostrou-se motivado em igualar a marca do treinador Flávio Costa, dono de oito taças. O treinador disse ainda que não estará à beira do campo na partida contra o Tigres, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), em São Januário, porque precisa de mais tempo para observar o grupo. A função será do auxiliar Jair Ventura, filho do ídolo alvinegro Jairzinho, que jogou no Glorioso nas décadas de 60 e 70.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista coletiva de Joel Santana nesta terça-feira, em General Severiano.

Retorno ao futebol brasileiro

Me emociono em todas as minhas apresentações, e nesta não poderia ser diferente. Porque não é fácil ser treinador no Brasil mantendo uma maneira de agir e trabalhar num clube desse porte. Sei que o momento é difícil, mas juntos vamos tentar solucionar o problema. As coisas acontecem rapidamente na vida e no futebol. Pensei em aproveitar mais as férias, mas fiquei com saudade dos senhores (imprensa) me criticando e elogiando. Agradeço à direção e à torcida do Botafogo por mais uma oportunidade de estar num grande clube.

Passagem pela África do Sul

Hoje tenho um pouco mais de experiência e um conhecimento geral do futebol de todo o mundo. Disputei jogos internacionais, que serviram como crescimento e aprendizado.

A velha prancheta

Sei que todos gostam. Essa abençoada prancheta me deu todos esses títulos. Ela anda sempre ao meu lado, como um livro no qual leio tudo o que fiz. Como deixar para essa amiga que tanto me ajudou e que deu o pão de cada dia aos meus filhos?


Volta e novo desafio no Botafogo


Se Deus quiser, vamos colocar as coisas nos seus devidos lugares. Não sou de fazer discurso. Meu negocio é dentro do campo. Ali entendo um pouquinho. É um clube de história, glorioso, e precisamos fazer alguma coisa. Mas não faço nada sozinho. Para isso, conto com diretoria e torcida. Somente juntos vamos sair dessa situação e buscar horizontes mais tranquilos. Só posso trabalhar em clube bom, treinar time bom e com um grupo que quer ser campeão. Gosto de conviver com vitórias, títulos e estádios cheios. Se estou voltando é porque acredito. Não gosto de conviver com derrota. Sou um apostador e estou apostando no Botafogo.

Atual momento do Botafogo

Quando estive pela primeira vez em Vasco, Fluminense e Botafogo, cheguei num período de dificuldade. Temos um grupo que não está aqui à toa. Os jogadores têm qualidade e agora precisam de resultados. No futebol não tem muita conversa, o resultado de amanhã é urgente. Não sou criança, venho de dois anos fora do país e me mantenho tranquilo diante da necessidade de tomar decisões difíceis. Tenho minha maneira de ser e acho que vai dar certo.

Elenco alvinegro e partida contra o Tigres

Temos que ganhar o jogo de amanhã (quarta-feira). O que passou, passou, e agora é olhar para a frente. Não conheço nem o nome dos jogadores, apenas de dois ou três adversários antigos. Não teria a visão tática necessária para corrigir o que não estiver bem. Vou passar o maior tempo possível conversando com jogadores e deixar o Jair à vontade na beira do campo, até para não confundir o rapaz. Ele é competente e merece uma oportunidade. Se for necessário, em alguns momentos, se perguntar, vou dar minha opinião, mas deixarei que ele tome as decisões.

Possíveis reforços

Ainda vou conversar com os profissionais que estão aqui e analisar os resultados. Não farei nada de forma precipitada, e não se pode achar que tudo que está aqui não é bom. Vamos analisar jogador por jogador, posição por posição. Primeiro, é importante ter noção do grupo para depois tomar a melhor decisão.

Espanhol afiado para falar com a dupla Herrera e Loco Abreu?

- Vira essa página... Nós vamos nos entender lá dentro.

A estreia de Joel será neste sábado, contra o América, às 17h (de Brasília), no Engenhão, pela quinta rodada da Taça Guanabara


Fonte: Globoesporte.com
Read More

Dodô dá show, marca três gols, e o Vasco humilha o Botafogo no Engenhão

Artilheiro desencanta contra o ex-clube. Cruzmaltinos goleiam o rival por 6 a 0 e assumem a liderança do Grupo B da Taça Guanabara.



Na comemoração, mãos para o céu agradecendo o recomeço no futebol. Um artilheiro inspirado, sem pena da ex-torcida. Três gols em 34 minutos. Dodô está de volta. Azar do Botafogo. O artilheiro também participou de outros dois gols do massacre vascaíno por 6 a 0, neste domingo, no Engenhão, pela terceira rodada do Campeonato Carioca. Phillipe Coutinho, duas vezes, e Léo Gago fecharam a vitória. Foi a maior goleada sofrida pelo Alvinegro jogando no seu estádio.



Foi justamente quando atuava pelo Botafogo que Dodô passou pelo maior drama da carreira. Por causa de um complemento alimentar dado pelo clube, o atacante caiu no antidoping. Alegando sua inocência, foi suspenso e ficou um ano e meio sem jogar. A forte chuva que caía no estádio do Engenhão parecia levar os maus fluidos embora. Ele estava com saudade dos gols e não teve receio de comemorá-los, até mesmo na frente da torcida alvinegra. Dodô parece dar sorte no Engenhão: tem oito gols em sete jogos no estádio.



O Botafogo planejava uma grande festa. Antes da partida, a estátua de Garrincha foi inaugura no Engenhão. Em campo, o uruguaio Loco Abreu estreava com a camisa 13. Mas o número não trouxe sorte, assim como a nova camisa, de design diferente, metade cinza e metade preta, lançada de surpresa pelo departamento de marketing e já colocada à venda nas lojas do clube.



Com o resultado, o Vasco assumiu a liderança do Grupo B da Taça Guanabara, com nove pontos. E a torcida passou grande parte do segundo tempo cantando "o campeão voltou". O Time da Colina não vencia as três primeiras partidas no Campeonato Carioca há seis anos. Na edição de 2004, o Vasco passou por Portuguesa, Olaria e Bangu.

O Botafogo está em terceiro lugar, com seis pontos. Pela quarta rodada do Campeonato Carioca, o Alvinegro enfrentará o Tigres, na próxima quarta-feira, às 21h50m, em São Januário. A partida será transmitida pela TV Globo para todo o estado do Rio de Janeiro. Já o Vasco encara o Macaé na quinta-feira, às 19h30m, também em São Januário.

Dodô está de volta!

Fonte: Globoesporte.com
Read More

No sufoco, Botafogo garante vitória sobre o Friburguense


Em jogo de dois pênaltis perdidos, Alvinegro supera vaias e conquista triunfo com gols do estreante Renato e do argentino Herrera.

Nem mesmo a vantagem de um homem a mais desde os seis minutos do segundo tempo parecia suficiente. Na base da insistência, o Botafogo sofreu para vencer por 2 a 0 o Friburguense, nesta quinta-feira, na primeira partida da equipe no Engenhão em 2010. O estreante Renato e o argentino Herrera marcaram os gols que garantiram mais três pontos ao Alvinegro. A partida, válida pela segunda rodada do Grupo B da Taça Guanabara, teve ainda dois pênaltis desperdiçados.

Na próxima rodada da competição, o Botafogo faz o clássico contra o Vasco, domingo, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão. As duas equipes têm seis pontos, mas o Alvinegro lidera o Grupo B por ter melhor saldo de gols (5 a 3). Já o Friburguense, que soma apenas um ponto na Taça Guanabara, recebe o Tigres na cidade de Nova Friburgo, às 17h.

Pouca velocidade, pênalti perdido e vaias no primeiro tempo

Se na estreia, fora de casa, o Botafogo impôs velocidade, no Engenhão a equipe inciou a partida de forma lenta. Sem conseguir tocar a bola com qualidade por causa do péssimo estado do gramado, o Alvinegro se limitava aos chutões, facilitando a vida da defesa do Friburguense. Já o adversário esperava o momento certo para buscar os contra-ataques e surpreender.

Foram justamente do Friburguense as primeiras oportunidades de gol da partida. Aos sete minutos, Hércules quase conseguiu balançar a rede ao desviar uma bola que passou perto da trave de Jefferson. A equipe serrana arriscava de fora da área sem perigo, mas assustava com as descidas em velocidade, principalmente pelo lado esquerdo, nas costas de Alessandro.

Como não era possível impor seu ritmo no toque de bola e nem na velocidade, o Botafogo criou sua melhor chance no primeiro tempo utilizando o talento individual. Herrera complicou a vida do Friburguense, ganhando na raça de um marcador pelo lado direito. O argentino cruzou, e a bola sobrou para Marcelo Cordeiro, que mandou uma bomba no travessão do goleiro Marcos, aos 24 minutos.

Mas o Friburguense assustava, lançando mão de contra-ataques perigosos que tiravam proveito do mau posicionamento e dos erros de passe do Botafogo. Os visitantes assustaram aos 30 minutos, quando Bidu arriscou de fora da área e obrigou Jefferson a fazer grande defesa.

Na primeira vez em que utilizou a velocidade, o Alvinegro teve a melhor chance do segundo tempo. Após um contra-ataque puxado em uma tabela entre Eduardo e Herrera, o argentino acreditou numa bola que parecia fora de domínio e teve a camisa puxada por Roberto Júnior na área. O árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti. A torcida gritou o nome do atacante, mas Lucio Flavio foi para a cobrança aos 33 minutos, e Marcos pulou em seu canto direito para fazer a defesa. Era o que precisava para a torcida perder de vez a paciência e começar a vaiar o time, e como sempre, o alvo principal foi Alessandro.



Alívio na etapa final



Embora ainda faltasse alguma técnica, o Botafogo voltou para o segundo tempo mostrando maior disposição. Com o atacante Caio no lugar de Jorge Luiz, a equipe passou a marcar com maior intensidade a saída de bola do adversário. E antes que pudesse criar uma chance consistente, o Alvinegro se viu com importante vantagem, depois que Roberto Júnior foi expulso por falta dura em Eduardo, aos seis minutos.

Empolgado pelo fato de ter um homem a mais, o Botafogo partiu para cima, mas se esqueceu da retaguarda. E o Friburguense teve uma grande oportunidade após o árbitro assinalar pênalti de Jefferson em Miguel, numa jogada de contra-ataque. Mas Hércules acertou a trave esquerda, aos 12 minutos.

A partir de então, o Friburguense passou a se fechar no centro de sua área, obrigando o Botafogo a avançar. O Alvinegro não conseguia articular jogadas que furassem o bloqueio defensivo e, além disso, permanecia exposto a contra-ataques.

Mas de tanto insistir no toque de bola, o Botafogo chegou ao gol. Aos 28 minutos. Eduardo fez bom passe para Renato, que recebeu na grande área, pelo lado direito, e chutou cruzado para fazer 1 a 0, apenas 15 minutos após vestir pela primeira vez a camisa alvinegra.

Mesmo com o jogo controlado, o Botafogo seguiu investindo até consolidar a vitória depois que o árbitro marcou pênalti duvidoso de Flavinho em Caio, que teve o mérito de acreditar em uma bola dividida. Dessa vez, Lucio Flavio abriu mão da cobrança, que coube a Herrera. O argentino chutou forte no canto direito do goleiro e fez a festa dos torcedores

Fonte: Globoesporte.com
Read More

Jogadores do Botafogo comemoram vitória apesar de sufoco

Lucio Flavio e Leandro Guerreiro admitem que dificuldades no jogo contra o Macaé eram esperadas por ser início de temporada


Com menos de duas semanas de pré-temporada, era de se esperar que o Botafogo ainda não estivesse em condições físicas ideais. Por isso, a tática contra o Macaé foi simples: ficar em vantagem no primeiro tempo e segurar o resultado no segundo. Deu certo, e o Alvinegro estreou no Carioca 2010 com uma vitória por 3 a 2 em Campos.

Os cinco gols da partida saíram no primeiro tempo. O time de General Severiano abriu o placar logo aos dois minutos, com Herrera. O Macaé virou ao jogo, marcando aos quatro e aos 32. Mas o Botafogo ficou novamente em vantagem, com Lucio Flavio, aos 36, e Marcelo Cordeiro, aos 43.

- No primeiro tempo impusemos o ritmo e aproveitamos as oportunidades. No segundo, como era natural pela nossa condição física, esperamos mais o adversário. Tínhamos o objetivo de não levar gol no segundo tempo e garantir a vitória – destacou Lucio Flavio que, além de ter feito um gol, deu passe para os outros dois.

O volante Guerreiro também admitiu que as dificuldades na estreia eram esperadas, mas ressaltou a importância de começar o Estadual com uma vitória.

- É importante iniciar com pé direito. Passamos sufoco, dificuldades e sabíamos que seria assim. Conseguimos passar por isso e tivemos uma vitória maiúscula – disse.

Fonte: Globoesporte.com
Read More

Herrera faz seu primeiro treino e é recebido pelos torcedores do Bota




Atacante assina contrato e vai para o campo fazer um trabalho físico. Depois da corrida, ele deu autógrafos e tirou fotos com a torcida alvinegra
O atacante Herrera desembarcou na tarde desta quinta-feira no Rio de Janeiro e seguiu direto para a sede do clube, em General Severiano. Depois de assinar contrato por um ano com o Botafogo, o jogador foi para o gramado e deu voltas em torno do campo por cerca de 20 minutos. Após realizar o trabalho físico, ele foi até a grade tirar fotos e dar autógrafos para os torcedores.

Herrera, que será apresentado oficialmente nesta sexta-feira, após o treinamento, já teve uma prova da rivalidade com o Flamengo.

- Boa sorte, Herrera. Aqui nós odiamos o Flamengo, vai aprendendo - disse um dos torcedores.

O atacante deu um leve sorriso e não respondeu ao torcedor.

Fonte: Globoesporte.com
Read More

Herrera é o novo reforço do Botafogo


Atacante do Grêmio chega por empréstimo e se junta ao grupo nesta quinta-feira, em General Severiano

Poucas horas depois de apresentar El Loco Abreu fisicamente, o Botafogo acertou a contratação de Herrera. O atacante argentino, que pertence ao Grêmio, vai firmar contrato de empréstimo de um ano de duração. O jogador de 26 anos é esperado em General Severiano nesta quinta-feira. O acerto foi confirmado pelo empresário do jogador.



- O Herrera chegou a um acordo com o Botafogo. Ele embarca para o Rio de Janeiro no início da tarde desta quinta-feira - afirmou Walter Cirne, representante do argentino.



Por meio do site oficial do Botafogo, o vice de futebol André Silva confirmou a contratação de Herrera.

- O Herrera era um jogador pretendido pelo clube desde o inicio de montagem do time e agora conseguimos concretizar a negociação. Estamos muito satisfeitos e o aguardando para a assinatura do contrato. Temos certeza que ele terá um ótimo rendimento no Botafogo e irá nos ajudar muito na temporada - disse o dirigente.

Com isso, o Botafogo forma uma dupla de ataque estrangeira para a disputa da temporada 2010. O Vasco chegou também a brigar pela contratação de Herrera, mas na última terça-feira a diretoria cruzmaltina decidiu não investir na contratação do jogador, alegando que os valores eram altos. Assim, o caminho ficou livre para o Glorioso.


Germán Gustavo Herrera se destacou no Brasil defendendo o Corinthians em 2008, quando conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B e a Copa do Brasil. Ele foi contratado no ano passado pelo Grêmio, com o qual tem contrato até 31 de janeiro de 2011.

Fonte: Globoesporte.com
Read More

Atacante 'El Loco' Abreu acerta com o Botafogo, diz imprensa uruguaia


Uruguaio de 33 anos vinha também sendo pretendido pelo Santos. jogador diz a jornal do Rio que fará de tudo para o Alvinegro ter ano vitorioso

O uruguaio Sebastián Abreu, conhecido como "El Loco", é o novo reforço do Botafogo para 2010, segundo a imprensa uruguaia. O atacante de 33 anos, que também vinha sendo pretendido pelo Santos, teria acertado por duas temporadas e se junta ao lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, ao meia Renato Cajá e ao volante Somália como os contratados para este ano.

O empresário do jogador, Gerardo Arias, confirmou a assinatura do contrato de dois anos em entrevista ao jornal "O Dia", do Rio de Janeiro:

- Assinamos hoje (neste sábado) os papéis do contrato por dois anos. Esta semana ele deve estar desembarcando no Rio de Janeiro.

Ao mesmo jornal, o atacante uruguaio falou por telefone e explicou por que escolheu o Botafogo:

- Quando alguém escolhe uma equipe para jogar futebol, não pensa apenas na proposta econômica. Para mim, é importante pensar também em outras coisas, como, por exemplo, o nível do futebol que vai jogar, o nível competitivo que a equipe pode ter e, claro, enfrentar as grandes equipes.
"El Loco" Abreu também comentou sobre sua fixação pelo 13, mesmo número da sorte de Zagallo, um dos principais jogadores e técnicos da história do Botafogo. O jogador acrescentou que o goleiro Castillo, dispensado pelo clube carioca no fim de 2009, seu companheiro de seleção uruguaia, sempre lhe falou do clube e do futebol do Rio e revelou que acompanhou o time alvinegro na reta final do Campeonato Brasileiro. Ele se mostrou especialmente entusiasmado por enfrentar o Flamengo de Adriano:



- Nossa! É maravilhoso e especial jogar em um futebol tão competitivo quanto o brasileiro, que tem jogadores de excelente nível como Adriano. Fora o Ronaldo, que também está no Corinthians. O melhor é jogar com e contra os melhores. Adriano é um dos melhores atacantes do mundo. Vou desfrutar muito esse confronto no Rio de Janeiro.



Por fim, o uruguaio mandou um recado para a torcida alvinegra:



- Eu simplesmente tenho que agradecer a toda a torcida pela oportunidade de entrar na história do futebol do Botafogo. E por poder compartilhar essa camisa, que tem muito peso. Tenho certeza de que este ano a equipe toda do Botafogo vai fazer de tudo para que o time tenha um ano muito vitorioso.

'El Loco' fez o gol da classificação uruguaia para a Copa

Em entrevista ao jornal "O Globo", neste sábado, o presidente Maurício Assumpção havia prometido um nome capaz de "mexer com a torcida" e que viria do exterior. "El Loco" Abreu atuou no futebol brasileiro em 1998, quando teve passagem discreta pelo Grêmio, onde jogou com Ronaldinho Gaúcho. Seu último clube foi o grego Aris. Rosario Central, da Argentina, e Nacional, do Uruguai, também estavam negociando com o atacante.

Ele vem sendo convocado pelo técnico Oscar Tabárez para a seleção uruguaia e foi o autor do gol que garantiu a vaga na Copa do Mundo deste ano, na África do Sul - em jogo em Montevidéu, no empate por 1 a 1 com a Costa Rica, pela repescagem.

Fonte: Globoesporte.com
Read More

Marcelo Cordeiro será apresentado pelo Botafogo nesta quarta-feira


Lateral-esquerdo é o terceiro reforço confirmado do Alvinegro para 2010

O Botafogo confirmou no fim da tarde desta terça-feira o acerto por um ano com o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro, do Internacional. O clube e o jogador, de 28 anos, só estavam aguardando a liberação do Colorado para fechar o negócio. Ele será apresentado para os torcedores na manhã desta quarta-feira.



O jogador não vinha tendo muitas chances no Inter, já que tinha a concorrência do lateral Kleber. Agora, na nova casa, ele espera se firmar e suprir uma antiga carência do time alvinegro.

Além de Marcelo Cordeiro, o clube já anunciou outros dois reforços: Renato Cajá e Somália. Diguinho, meia que disputou a Série B pelo América, também está acertado mas só será anunciado no ano que vem, já que tem contrato em vigor com o Flamengo.


Ficha Técnica:


Nome: Marcelo Cordeiro de Souza
Nascimento: 04/12/1981
Naturalidade: São Gonçalo
Altura: 1,75m
Peso: 69kg

Fonte: Globoesporte.com
Read More

Torcida alvinegra faz protesto contra a diretoria e as contratações para 2010



Torcedores levam faixas e carro de som para a frente da sede do clube para pedir a melhora do elenco e a saída dos atuais dirigentes
A campanha ruim da equipe no Campeonato Brasileiro de 2009 e a desconfiança com a montagem do time para a próxima temporada, ao que parece, esgotaram a paciência dos torcedores do Botafogo. Na noite desta segunda-feira, cerca de cem alvinegros foram até a porta da sede de General Severiano protestar contra a diretoria. A principal reclamação feita é sobre a contratação de jogadores poucos conhecidos e de qualidade discutível.

Munidos de faixas e até de um carro de som, os torcedores dispararam contra os dirigentes. Os principais alvos foram o presidente Maurício Assumpção, o vice geral Antônio Carlos Mantuano e o vice de futebol, André Silva. Os alvinegros reclamaram muito dos jogadores trazidos até o momento (Somália e Renato Cajá) e de alguns atletas que fazem parte do atual elenco, como Alessandro, Fahel e Emerson.

- O protesto é contra a diretoria inteira. Com esses jogadores que estão aí, não dá. Ainda ficam falando de Ronaldinho Gaúcho - afirmou Vitor Lobato, de 21 anos.

Nas faixas estendidas na frente da sede, os torcedores mostraram toda a indignação com a falta de perspectiva para 2010: "Contratar jogadores da Segunda Divisão?" e "Cadê as contratações? Já passaram as 48h e nada de Papai Noel". Enquanto isso, dentro do clube acontecia uma reunião do Conselho Deliberativo e a revolta da torcida foi colocada em pauta.

A polícia foi chamada e, apesar do clima tenso, não houve maiores problemas. Dentro do clube, seguranças tomavam conta da entrada de onde estava sendo realizada a reunião. De acordo com os policiais e funcionários do Botafogo, os torcedores não invadiram as dependências do clube e não houve qualquer tipo de agressão.



Fonte: Globoesporte.com
Read More

Empresário confirma interesse de Marcelo Cordeiro em jogar no Botafogo


Acordo deve ser selado até o fim desta semana: 'Ele está motivado'

A diretoria do Botafogo esperava concretizar a contratação de Marcelo Cordeiro ainda nesta segunda-feira, mas a negociação deve se arrastar por mais dois dias. Márcio Bittencourt, empresário do lateral, garante que o acordo está próximo. Goiás e Sport são os outros clubes interessados no jogador do Internacional, segundo Bittencourt.

- Ele está muito motivado e gostaria que esta negociação se resolvesse o mais rapidamente possível. Tinha uma possibilidade do Goiás, mas acabamos segurando um pouco por conta do Botafogo. O Sport também, mas a prioridade é acertar com o Botafogo. Obrigatoriamente ele vai definir o seu futuro até o fim da semana, e a ideia é até quarta-feira - disse o empresário, em entrevista à Rádio Brasil.

Marcelo Cordeiro tem contrato em vigor com o Internacional, mas está insatisfeito na reserva de Kléber e gostaria de seria emprestado ao Botafogo por um ano.

Fonte: Globoesporte.com
Read More

Jobson: 'Claro que tenho de ser punido, mas não banido, deixar de jogar futebol'


Jobson quebrou o silêncio. Aos 21 anos de idade, o jogador que se destacou no Botafogo na reta final do Campeonato Brasileiro, falou com exclusividade ao SporTV News sobre a difícil situação por que passa (assista à íntegra da entrevista no vídeo ao lado). Flagrado duas vezes no exame antidoping por uso de cocaína, ele aguarda a data em que sentará no banco dos réus. Em jogo, a sua profissão. O atacante pode até mesmo ser banido do esporte (fique por dentro dos detalhes no fim desta matéria), mas vê um exagero na possibilidade de nunca mais poder jogar bola. Ao menos profissionalmente

Passando as festas de fim de na sua cidade natal, Conceição do Araguaia, no Pará, Jobson confirmou o uso de cocaína, mas apenas uma vez, após a 36ª rodada do Brasileirão. Herói da vitória por 3 a 2 sobre o São Paulo, ao marcar o terceiro gol alvinegro no fim da partida, o jogador, que já tinha recebido o terceiro cartão amarelo, acabou expulso por tirar a camisa na comemoração. Suspenso automaticamente do duelo contra o Atlético-PR, no fim de semana seguinte, acabou, segundo ele, indo a uma festa em que fez uso pela primeira e única vez da droga.

- Fiquei empolgado com uma atriz. Não vou citar nomes porque não quero prejudicar ninguém. Estava fora do jogo e acabei usando, mas foi só aquela vez - diz Jobson, ciente de que não pode passar impune, mas também fazendo um apelo. - Lógico que eu tenho de ser punido, mas não como todos estão falando. Não tenho de ser expulso, banido, deixar de jogar futebol. A única coisa que eu sei fazer é jogar futebol.



A versão do atacante, no entanto, não bate com a data do primeiro exame, 8 de novembro. A partida diante do Furacão aconteceu no dia 22 do mesmo mês, ou seja, duas semanas depois. Assim, Jobson teria usado cocaína muito antes da festa que o próprio citou. Mas enquanto aguarda pela definição do futuro, ele se mostra arrependido diante da família (começou, em abril último, a construir uma casa para a sua mãe) e da primeira grande chance despediçada - o Cruzeiro havia acertado, junto ao Brasiliense, a compra de seus direitos econômicos. A direção da Raposa desistiu.

- Eu não fui o primeiro a errar, nem serei o último. Mas isso só me prejudicou. A negociação com o Cruzeiro deu para trás - lembra o jogador, que abre o sorriso ao falar da ajuda que passou a dar aos familiares. - Eles mesmos não esperavam por isso, mas é só o começo. Muita coisa ainda está por vir. Ainda tenho que terminar (a casa).



Entenda o caso

Jobson foi pego no exame antidoping realizado após a vitória por 2 a 0 do Botafogo sobre o Coritiba, no dia 8 de novembro, e o uso de cocaína acabou ratificado pela contraprova realizada pela Confederação Brasileira de Futebol. Sorteado para nova coleta, ao fim do jogo contra o Palmeiras, em 6 de dezembro, o atacante foi novamente pego por uso da substância proibida. O segundo teste para comprovar ou não mais um caso de doping, no entanto, não foi feito, uma vez que a CBF não fez a solicitação. Ele está suspenso preventivemente pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por 30 dias, e o julgamento deverá ser marcado para janeiro.

O futuro do atacante, por enquanto, pode ser considerado uma incógnita. Aos 21 anos, ele pode ser banido do esporte, mas ao mesmo tempo pode pegar um gancho mais "leve": até quatro anos de suspensão. As leis mundiais antidoping preveem que um atleta seja banido do esporte se for condenado duas vezes por uso de substância proibida. No entanto, existe a possibilidade de a pena ser somente agravada, e assim Jobson poderia pegar uma suspensão de até quatro anos. Esta será linha de defesa traçada para o jogador, ou seja, que os dois
casos sejam transformados em apenas um, acabando com o risco de reincidência



Fonte: Globoesporte.com
Read More

Apesar do risco de ser banido do esporte, Jobson pode até receber pena mais 'leve'


A situação de Jobson será definida apenas nos primeiros meses de 2010, ou até mesmo durante o próximo ano, mas desde já o futuro do atacante pode ser considerado uma incógnita. Aos 21 anos, ele pode ser banido do esporte, mas ao mesmo tempo pode pegar um gancho mais "leve": até quatro anos de suspensão. Depois do resultado positivo da contraprova do exame antidoping realizado após a vitória por 2 a 0 do Botafogo sobre o Coritiba, no dia 8 de novembro, a coleta feita ao fim do jogo contra o Palmeiras, em 6 de dezembro, também apontou traços de cocaína na urina do jogador. O segundo teste para ratificar ou não mais um caso de doping não será feito, uma vez que a CBF não fez a solicitação, e com isso pode ser encerrada prematuramente uma carreira que despontava promissora.


As leis mundiais antidoping preveem que um atleta seja banido do esporte se for condenado por duas vezes por uso de substância proibida. No entanto, existe a possibilidade de a pena ser somente agravada, e assim Jobson poderia pegar uma suspensão de até quatro anos. Esta será linha de defesa traçada para o jogador, ou seja, que os dois casos sejam transformados em apenas um, acabando com o risco de reincidência. Mas no entender do procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, os exames contra o Coritiba e o Palmeiras devem ser encarados como situações diferentes.

- Os dopings são distintos, por isso pedem dois julgamentos - confirmou Schmitt ao GLOBOESPORTE.COM, por telefone. - O caso ainda está na fase de defesa prévia. Só depois disso vamos oferecer a primeira denúncia.

Além disso, o procurador-geral disse que Jobson será julgado em uma sessão extraordinária do STJD. No entanto, preferiu amenizar a decisão sobre os exames positivos do atacante, que tem contrato com o Alvinegro até 31 de dezembro, mas cujos direitos federativos pertencem ao Brasiliense.

- É muito cedo para falar em punição. Não houve condenação nem em primeira instância - ressaltou Schmitt.

Advogado dos casos de Dodô e Romário deve defender o jovem atacante

Fonte:Globoesporte.com
Read More

Botafogo anuncia oficialmente a contratação de Renato Cajá


O Botafogo comunicou, por meio de seu site oficial, a contratação do meia Renato Cajá, que disputou o último Campeonato Brasileiro pelo Grêmio. Ainda de acordo com o Alvinegro, o jogador chegou ao Rio de Janeiro na última quarta-feira, passou a noite na concentração de General Severiano e assinou contrato de um ano de duração (com o opção de renovação pelo mesmo período) após ser aprovado nos exames médicos.



- Estou muito feliz e motivado para esta nova temporada. Vou aproveitar meus últimos dias de descanso e férias, e no dia 4 de janeiro me reapresento. O Botafogo é um clube muito tradicional, uma oportunidade enorme para a minha carreira - afirmou Renato, em declaração publicada pelo site oficial do clube.

O Botafogo ainda não marcou data para a apresentação de Renato, mas ela deve acontecer junto de Somália. O volante, que estava no América-RN, acertou suas bases com o clube e será anunciado nos próximos dias.

Revelado pelo Mogi Mirim, o qual defendeu até 2005, Renato ainda defendeu a Ferroviária, em 2007, até chegar à Ponte Preta, onde se destacou, em 2008. Após passagem pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita, o meia foi contratado pelo Grêmio em agosto deste ano, mas não conseguiu ter uma sequência de atuações por causa de alguns problemas médicos.

Fonte: Globoesporte.com
Read More